Viveiro Alameda - http://www.viveiroalameda.com.br

» Plantas Nativas e Exóticas

As plantas são inicialmente classificadas como plantas nativas e plantas exóticas, de acordo com o seu local de origem.

No Brasil, são consideradas como plantas nativas as árvores que ocorrem naturalmente no nosso território brasileiro, em toda a sua extensão geográfica em projetos de paisagismo.
Exemplos: jacarandá, ipê amarelo, cabreuva, jequitibá, goiaba, pitanga, araçá, etc.

As plantas exóticas são plantas originárias de outros países excluindo o Brasil, e normalmente são utilizadas para arborização urbana das cidades.
Exemplos: jacarandá mimoso, tipuana, jambolão, espatódea.

As espécies florestais classificam-se de acordo com o papel que desempenhamna sucessão ecológica como: pioneiras, secundárias e clímax. O Viveiro Alameda produz mudas de plantas nativas e de plantas exóticas. I - PLANTAS NATIVAS
As espécies nativas que ocorrem naturalmente nas florestas brasileiras, são usadas na recomposição das mesmas, na recuperação das matas ciliares, na recuperação de áreas degradadas, arborizações urbanas, proteção de mananciais de água. As espécies florestais classificam-se de acordo com o papel que desempenham na sucessão ecológica como : pioneiras ,secundárias e clímax.
    I.1 - PIONEIRAS: as plantas pioneiras também são conhecidas como primárias, tem crescimento rápido, se desenvolvem bem a céu aberto e tem tempo de vida curto na floreta entre 6 a 15 anos.As pioneiras normalmente são árvores de porte alto ( 18 m) e tem a característica de madeira ser considerada leve. Como as pioneiras se desenvolvem rapidamente, elas formam uma camada de sombra que servirá como proteção ao crescimento das plantas secundárias.Exemplos de espécies pioneiras: aroeira,mutambo,embaúba,capexingui, sangra d água.

    I.2 - SECUNDÁRIAS: as plantas secundárias necessitam de sombra para o seu crescimento inicial e só se desenvolvem na fase intermediária de formação de uma floresta. As espécies secundárias tem um crescimento mais lento do que as pioneiras, porém, seu tempo de vida útil na floresta é maior., de 15 a 20 anos. Exemplos de espécies secundárias : ipês, jerivá, cajá ,genipapo goiaba, guariroba.

    I.3 - CLIMAX: são as plantas que se desenvolvem quando a floresta primária já está formada. São as plantas que formam o dossel da floresta e que tem maior longevidade de vida, chegando algumas espécies a atingir mais de 100 anos . As espécies clímax tem características de madeira pesada. Exemplos: jatobá,peroba rosa, cabreúva, pau Brasil.
II - MUDAS DE PLANTAS EXÓTICAS
As plantas exóticas são originárias de ouros países e normalmente são utilizadas para arborização urbana das cidades. Exemplo : jacarandá mimoso, tipuana, jambolão, espatódea.